For a better experience please change your browser to CHROME, FIREFOX, OPERA or Internet Explorer.
  • Melhores Clínicas do Brasil
  • Tel:(11) 4249-0224
Como é feito o tratamento de dependentes químicos?

Como é feito o tratamento de dependentes químicos?

Como é feito o tratamento de dependentes químicos? A desintoxicação é um processo necessário à reestruturação das funções metabólicas, assim como da estabilidade emocional do usuário de drogas. O tempo de recuperação do organismo varia conforme o nível de toxicidade, as características das substâncias utilizadas e a postura do indivíduo em relação ao tratamento.

Essa parte inicial do tratamento auxilia também na redução dos sintomas da abstinência e da fissura mais proeminente no início. Isso contribui bastante para a reabilitação física e psicológica necessária para que o paciente permaneça firme em seu propósito.

Como é feito o tratamento de dependentes químicos?

A dependência de substâncias psicoativas impacta profundamente em várias nuances sociais, profissionais, biológicas, familiares, psíquicas e comportamentais. Assim, um tratamento adequado faz muita diferença na vida dessas pessoas e de suas famílias, pois trazem a esperança de que necessitam.

Sabe-se que a dependência química interfere diretamente tanto em fatores físicos quanto psicológicos. Desse modo, é indiscutível que também impactará de forma bastante negativa as atividades trabalhistas e ações cotidianas na empresa.

Abaixo, apontaremos algumas consequências no ambiente corporativo, resultantes do uso de drogas:

  • Queda da qualidade do trabalho;
  • Perda da produtividade;
  • Atrasos com frequência;
  • Diminuição da capacidade de atenção;
  • Necessidade de saídas em horário de expediente;
  • Alterações no comportamento;
  • Mudanças nos hábitos cotidianos (descuido com a aparência, higiene pessoal etc).

A dependência química compromete a qualidade de vida tanto do usuário como daqueles de seu convívio familiar ou social. Essa realidade gera muito sofrimento devido à exposição constante aos riscos à integridade moral e física.

Como é feito o tratamento de dependentes químicos?

tratamento pode ocorrer de diferentes formas, mas geralmente é classificado como interno, externo ou internação parcial.

Tratamento interno

É quando o dependente fica internado e recebe cuidados durante 24 horas, nos sete dias da semana. Esse processo de internação pode ser curto (com duração normal de 28 dias) ou pode ser de longo prazo (com duração de seis meses e até mais).

Normalmente, o tratamento interno de longo prazo ocorre devido a uma ordem judicial. Nesse caso, além do tratamento, é necessário trabalhar a ressocialização, um processo no qual o paciente aprende a se comportar como um membro da sociedade.

Tratamento externo

O paciente não fica internado no tratamento externo. Ele apenas visita à instituição de reabilitação para receber apoio psicológico e participar dos grupos de apoio, como o A.A. (Alcoólicos Anônimos) e o N.A. (Narcóticos Anônimos).

Além disso, ele faz um acompanhamento com o psicólogo da instituição. Nesse tipo de tratamento, o paciente pode seguir com sua vida normal e dormir na própria casa. É indicado em casos mais leves de dependência ou para continuação do tratamento após a internação.

Tratamento de internação parcial

Na internação parcial, existe uma combinação entre os tratamentos interno e externo. Sendo assim, o dependente químico recebe toda a atenção que precisa no decorrer do dia e volta para casa no período noturno.

Ele recebe cuidados em horário comercial, ou seja, das 8h às 18h. No entanto, em vez de ir ao trabalho, o dependente “trabalha” com os especialistas na sua própria reabilitação.

O apoio da equipe multidisciplinar também é importante para garantir o suporte emocional aos familiares que acompanham, de perto, essa investida.

Como é feito o tratamento de dependentes químicos?

Perceba então que a dependência química no trabalho é um assunto que merece atenção, não só pelas consequências que tem para a empresa, mas principalmente também pelos prejuízos que serão causados aos trabalhadores dependentes químicos.

Escolher uma clínica deve ter o mesmo rigor de se escolher um hospital para um tratamento ou internação, por exemplo. Ou seja, você fará uma pesquisa para saber se o local tem boa estrutura e é de confiança.

Toda a equipe do ambiente corporativo será essencial para o restabelecimento da qualidade de vida que foi reduzida em decorrência do uso das drogas.

Somos especializados no tratamento de usuários de álcool e drogas. Entre em contato para conversarmos mais!

Comentário (1)


  1. Portal de Clínicas


leave your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[]
1 Step 1
Entre em contato
Nome Completo
Telefone
Celular
Mensagem
0 /
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Top
× Podemos te Ajudar?