Clínica de Recuperação Alto Padrão
As clínica de recuperação de alto padrão são lugares específicos para tratar os pacientes, disponibilizando um tratamento único e personalizado a cada um deles, bem como oferecem o suporte para as famílias.
Quando o dependente químico já não consegue sair das drogas ou das bebidas sozinho, a família precisa decidir por ele.
Qual a diferença entre uma clínica normal e uma de alto padrão?
Todas as clínicas de recuperação seja de alto padrão ou de baixo custo possuem os mesmos objetivos:
- Tratar pacientes com dependência química ou alcoólica
- Acolher os pacientes dando-lhes suporte físico e psicológico na luta contra a dependência.
- Oferecer uma estrutura adequada aos pacientes, seja com o lazer – áreas de recreação – consultas médicas, quartos confortáveis, alimentação balanceada.
A diferença entre uma clínica de reabilitação normal e uma de alto padrão, é a estrutura oferecida aos pacientes.
1-Estrutura
As clínicas de recuperação alto padrão possuem um ambiente adequado tanto para receber os pacientes, como para lidar com os inconvenientes que possam acontecer (problemas de saúde, paradas cardíacas ou respiratórias), contando com uma equipe médica 24 horas por dia.
2-Área de lazer
O paciente precisa acima de tudo se sentir acolhido, respeitado e capaz de se recuperar do vício. Por isso as clínicas de alto padrão contam com uma vasta área de lazer, a fim de promover a saúde, o bem-estar e a alegria de viver.
– Lounge espaçoso, com áreas de descanso e leitura
– Piscinas
– Área de massagem e manutenção da estética
– Academia equipada
– Quiosques em contato com a natureza
– Área de churrasco
– Lagoa de pesca
Terapias especializadas
As terapias são recursos extremamente importantes para a saúde de qualquer pessoa – sendo dependente químico / alcoólico ou não. Nas clínicas de alto padrão, os psicólogos e profissionais da saúde elaboram terapias com as famílias dos pacientes, a fim de prepará-los para viver em sociedade e estreitar os laços familiares.
Suporte depois do tratamento
Mesmo após o tratamento, os pacientes ainda precisam de suporte psicológico para tratar possíveis recaídas que possam aparecer.
Desintoxicação do dependente químico e alcoólico
Quando a internação é necessária, os pacientes passam por uma avaliação médica a fim de introduzir o melhor tratamento para a desintoxicação. Geralmente, o paciente pode ter crises de abstinência à medida que o corpo vai se desintoxicando das substâncias consumidas.
O paciente pode apresentar os seguintes sintomas de abstinência:
- Irritação
- Desespero
- Autoestima baixa
- Falta de confiança
- Estresse
- Falta de apetite
- Pensamentos negativos
Enquanto o paciente está internado em uma clínica de recuperação, será mais fácil passar pelas crises de abstinência e assim se recuperar mais rapidamente.
Somente para o Brasil, a Organização Mundial da Saúde (OMS) determina que cerca de 0,5% (cerca de 950 mil leitos) das vagas em hospitais e clínicas de recuperação sejam destinados aos dependentes químicos e alcoólicos. Mas apenas 32,7 mil leitos estão disponíveis.
Dentro da marca de 28 milhões de pessoas sempre existem dependentes químicos ou alcoólicos, ou seja, em toda família há um dependente ou pacientes em recuperação.
Isso leva aos familiares de dependentes químicos e alcoólicos a pagarem o preço para que seus entes queridos sejam internados de forma particular, a fim de que se recuperem rapidamente.
Substâncias entorpecentes
Qualquer substância que seja usada de maneira excessiva e indevida para induzir a sensação de prazer e bem-estar, é considerada uma dependência / vício.
As principais substâncias que causam dependência são:
- Ecstasy
- Esteroides e anabolizantes
- Maconha
- Cocaína
- Crack
- Anfetamina
- LSD
- Tabaco / cigarro
- Bebidas alcoólicas
- Ansiolíticos
- Opiáceos e anticolinérgicos
O vício – seja qual for – tira das pessoas a alegria de viver, a convivência normal com os familiares, o trabalho (sustento), o respeito dos filhos e amigos, leva-os a serem completamente diferentes do seu juízo perfeito.
Muitas vezes, os dependentes químicos / alcoólicos demoram a reconhecer que precisam de ajuda, fazendo com que o tratamento seja atrasado e chegando a piorar a situação do paciente – alguns deles entram em depressão, tentam suicídio ou se isolam da família.
Da forma como os dependentes chegam na clínica, o índice de recuperação dos vícios é altíssimo, pois o ambiente permite que eles aceitem o tratamento e optem por cuidarem da própria saúde, levando-os a pensar também no amor das suas famílias que os esperam lá fora.
Não há recuperação sem esforço, trabalho, dedicação e abstinência do que está causando o mal.