For a better experience please change your browser to CHROME, FIREFOX, OPERA or Internet Explorer.
  • Melhores Clínicas do Brasil
  • Tel:(11) 4249-0224
Centro de reabilitação para dependentes químicos

Centro de reabilitação para dependentes químicos

Devido à sobrecarga que cuidar de um viciado pode trazer, em todos os sentidos, que muitas pessoas têm visto nos centros de reabilitação para dependentes químicos uma forma de resolver o problema com quem é capacitado para ajudar famílias a enfrentarem o problema e aliviar as consequências desse mal, melhorando assim as condições de vida e dignidade do indivíduo.

Milhões e milhões de pessoas em nosso país têm um familiar que é dependente químico, segundo mostram pesquisas feitos por diversas instituições que estudam o tema. Lutar contra a dependência faz com que a vida do usuário e dos seus familiares fique extremamente difícil, exigindo uma série de renúncias das duas partes da moeda, o que traz consequências diretas e indiretas para a vida do viciado e de quem está ao seu redor.

É verdade que a dependência química é considerada uma doença?

Essa é uma questão que até hoje é debatida em nossa sociedade por falta de conscientização sobre o tema da dependência. As pessoas normalmente enxergam o viciado como uma pessoa desajustada, carente, desocupada ou inconsequente, ou seja, a dependência é culpa dela e de mais ninguém.

É exatamente a falta de uma conscientização em massa sobre esse assunto que produz tantos casos de uso e abuso de drogas, especialmente pelas faixas jovens da população brasileira. Ao entrar no vício outras coisas acabam vindo junto com ele, como: por exemplo: ansiedade, depressão, síndrome do pânico, etc.

Assim sendo, da mesma forma que é fundamental tratar das pessoas que já estão na luta contra as drogas, é igualmente importante deixar de tratar o tema da dependência química como um tabu sobre o qual não se pode conversar, tratando mais sobre ele nos espaços públicos e na sociedade em geral para que esse tabu seja quebrado e possamos nos precaver como sociedade e preparar nossa população para lidar com essa questão sob uma ótica mais humana.

O que é um centro de reabilitação para dependentes químicos?

Os centros de reabilitação para dependentes químicos são lugares com expertise para acolher o drogado e cuidar dos mais variados gêneros, graus e níveis de dependência química, contando com equipes multidisciplinares que irão averiguar a situação do paciente a partir de diversas avaliações médicas e psicológicas, até que seja verificado qual será o plano de reabilitação que será a ser adotado em cada caso.

Existe internação nesses espaços? Quais são os tipos?

Os centros de reabilitação para dependentes químicos oferecem várias opções de internamento. A internação pode ser voluntária, ou seja, autorizada pelo dependente, ou involuntária, que acontece quando um familiar ou representante legal pede a internação, mesmo contra a vontade do usuário de drogas. Existe também a internação compulsória, que acontece por força de decisão de um juiz.

Que tipos de serviço posso contratar nesses lugares?

Estes centro de reabilitação para dependentes químicos estão aptos para acolher os pacientes e conduzirem diversos tipos de serviço. Além de consultas, valiações, exames, elaboração de laudos, receitar e ministrar medicamentos, condução de processos de desintoxicação, reuniões de avaliação e acompanhamento com profissionais da saúde mental a exemplo de psicólogos, médicos psiquiatras, etc.

Outro serviço que geralmente é fornecido ao dependente e sua família nesses locais envolve a participação do dependente em programações que ajudem na produção daquele que é conhecido como hormônio da satisfação: a serotonina.

Isso é feito por meio de atividades como: exercícios físicos, espaço de conversa com outros dependentes que sofrem com a mesma luta em grupos de apoio e outras atividades que podem ajudar na produção deste hormônio são ótimas ferramentas que ajudam na luta contra a dependência.

Quanto tempo dura o tratamento em um centro de tratamento?

O tempo que um dependente irá passar no centro de tratamento irá depender de diversos fatores que serão avaliados quando ele dá entrada na instituição. Várias avaliações serão feitas, mas o espaço de tempo mais comum é entre 60 e 180 dias.

O dependente pode voltar à vida normal algum dia?

Sim. Com muito esforço e um tratamento focado o dependente químico pode sim ser recuperado e voltar à sua vida normal. O mais importante é perceber que o tratamento irá passar por várias etapas, e quando cada uma delas é vencida isso gera confiança no paciente para continuar na luta contra a dependência.

[]
1 Step 1
Entre em contato
Nome Completo
Telefone
Celular
Mensagem
0 /
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Top
× Podemos te Ajudar?