Tratamento Esquizofrenia
A esquizofrenia é uma doença mental incapacitante e crônica, que tem uma manifestação mais comum na adolescência e no começo da vida adulta, entre os 20 e 30 anos. Na população em geral, tem uma frequência de 1 para cada 100 pessoas. Os dados no Brasil são de 1,6 milhão de esquizofrênicos.
Até hoje, ainda não foi descoberto o que causa a esquizofrenia, mas há a combinação de fatores ambientais, cerebrais e genéticos que podem desencadear a doença. O que se sabe é que já existem opções de tratamento da esquizofrenia que podem ser conduzidos em locais adequados para amenizar os sintomas.
Sinais e sintomas da esquizofrenia
A doença pode se manifestar de formas diferentes, por isso, é bem complicado de identificar os sintomas e sinais quando a esquizofrenia está na fase inicial, sendo essenciais para procurar por um tratamento da esquizofrenia. Os principais podem sintomas podem ser divididos em dois grupos: sintomas positivos e negativos.
Os positivos podem ser delírios, com ideias e pensamentos que não fazem parte da realidade, onde a pessoa costuma acreditar que está sendo perseguida ou vigiada. Também pode ter alucinações, com percepções irreais dos seus sentidos. O mais comum são as alucinações auditivas, ouvindo vozes que ditam o que fazer ou que falam sobre a pessoa. Raramente, mas acontece, as alucinações visuais, olfativas e táteis. Além disso, também podem apresentar alterações do pensamento, com ideias confusas, desconexas e desorganizadas, dificultando a comunicação.
O principal sintoma negativo são as alterações de afetividade, tendo dificuldade em expressas o que está sentindo e também de reagir emocionalmente as situações. Geralmente, a esquizofrenia evolui a partir de episódios agudos desses diversos sintomas, principalmente alucinações e delírios.
É necessário um médico psiquiatra para fazer o diagnóstico da doença com o histórico desses sintomas e sinais. Não há um exame laboratorial que possa ser feito para confirmar o diagnóstico. Normalmente, a doença começa a se manifestar após os 20 anos. Nos adolescentes, o diagnóstico é ainda mais difícil, visto que os sintomas podem ser parecidos com as situações comuns a fase.
Tratamento esquizofrenia
Em relação ao tratamento, ele é realizado para poder controlar os sintomas e retomar a rotina do paciente. Com um trabalho focado no relacionamento com os familiares para que ele possa ter uma vida normal. O controle da esquizofrenia pode ser realizado em Clínicas de Recuperação, com abordagem medicamentosa e psicossocial.
O Portal de Clínicas- Recuperação de Drogas e Álcool oferece o tratamento medicamentoso, onde boa parte dos pacientes vai precisar usar medicação de maneira contínua para não apresentar novas crises. Podem usar antipsicóticos ou neurolépticos que vão prevenir novos episódios da doença e também aliviar os sintomas mais agudos.
A terapia comportamental cognitiva também é realizada para poder atingir todos os benefícios do tratamento com os medicamentos, trabalhando com o paciente como ele pode se reintegrar mesmo com a doença a sociedade. Dessa forma, o tratamento é realizado de maneira completa, conseguindo aliviar os principais sintomas e preparando o paciente para que possa ter uma vida normal.